resposta aqui

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MEU LAR DOCE LAR

Lucas 2:40 
“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. 

Introdução: O sonho de todas as pessoas é ter um lar feliz, onde a harmonia a paz e o amor são algo presentes no dia-a-dia. 
Hoje podemos ver os lares totalmente desestruturados; a violência no seio da família tem sido freqüentes; filhos que não respeitam mais seus pais, pais que não suportam mais seus filhos. Maridos violentos, esposas relapsas. O caos é quase que geral. Mas digo isso, em famílias que ainda não encontraram o segredo da felicidade. 
Existe alguém que quer a todo custo que isso continue assim, é satanás, veja só; roubar, matar e destruir, é isso que ele sabe fazer. 
Mas em contra partida, temos um que quer dá vida abundante. Jesus Cristo de Nazaré. 
Meu lar doce lar. Um dos lares mais felizes que encontro na Bíblia é o lar de Maria e José. Por quê? Porque Jesus crescia ali, e isso faz toda uma diferença. 
Jesus tem crescido em seu lar? Quais eram os conflitos no lar de Maria e José? A Bíblia não revela. 
E eu quero tentar nesta noite dar quatro conselhos para as famílias. 

01 – Mulheres – Sejam Submissas ao seu marido, Ef. 5:22-24 

22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 

Sub-missão 
O conceito de submissão tem sido muito desvalorizado, já que ele é relacionado com humilhação, como se a pessoa submissa fosse um ser dominado e forçado a agir contra a sua vontade. Não é este o sentido de submissão na Palavra de Deus. Pelo contrário, a submissão é um ato da própria vontade através do qual nos sujeitamos ao melhor critério ou governo de outra pessoa. Há um reconhecimento de autoridade por parte do que se submete para com aquele a quem se sujeita, e não um sentimento de desvalorização própria. A submissão não o rebaixa. Não o faz sentir menos que o outro, mas reconhecer como maior sua capacidade de conduzir ou guiar. 
02 – Maridos – Amai vossa mulher , Ef. 5:25-28 

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 

03 – Filhos – Obedecei a vossos pais, Ef. 6:1-3 

1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 

Obedecer = 
Submeter-se à vontade, cumprir as ordens de: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos dos Apóstolos, 5, 29 


04 – Pais – Não provoqueis vossos filhos à ira, Ef. 6:4 

4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. 

Ira = 
1 Cólera, raiva contra alguém. 2 Indignação. 3 Desejo de vingança. 

Conclusão: Se todos concordarem com essas orientações, e trabalharem para que isso seja uma realidade na vida das famílias, então poderemos dizer: Meu lar doce Lar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário